Vamos falar sobre a nova lima One ReCI- MicroMega-Coltene
- Endotoday
- 9 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Um dos primeiros artigo sobre a One RECI será que a Coltene acertou de novo como fez com a HyFlex CM?
Vamos ao artigo publicado na J. Endodontic.

Introdução
Como não existem dados sobre um instrumento recentemente introduzido no mercado (OneRECI; Coltene MicroMega, Besançon, França), o objetivo deste estudo foi avaliar suas propriedades mecânicas e metalúrgicas comparando-as com os seguintes instrumentos alternativos amplamente difundidos: Reciproc (VDW, Munique, Alemanha), Reciproc Blue (VDW), EdgeOne Fire (EdgeEndo, Albuquerque, NM) e WaveOne Gold (Dentsply Maillefer, Ballaigues, Suíça).
Métodos
Um total de 65 limas de níquel-titânio de 5 sistemas oscilatórios não reciprocos diferentes (OneRECI, Reciproc, Reciproc Blue, EdgeOne Fire e WaveOne Gold) foram avaliadas por meio de um método mecânico e metalúrgico combinado. Os desempenhos mecânicos da lima selecionada foram examinados submetendo cada corpo de prova a testes de fadiga cíclica e resistência à torção e flexão, enquanto suas propriedades metalúrgicas foram avaliadas pela análise da composição da liga de níquel-titânio e as temperaturas de transformação de fase por meio de espectroscopia de raios X de dispersão de energia e calorimetria de varredura diferencial, respectivamente. A análise de variância unidirecional e o teste post hoc de Tukey foram realizados com o nível de significância definido para um nível de confiança de 95%.
Resultados
A espectroscopia de raios X com dispersão de energia mostrou uma composição de liga semelhante para todos os arquivos testados, com uma porcentagem de níquel de cerca de 52% a 53% e uma porcentagem correspondente de titânio de 47% a 48%, enquanto a análise de calorimetria de varredura diferencial, embora tenha indicado características martensíticas para todas as limas, apresentou diferenças em termos de temperaturas de transformação de fase.
No geral, o OneRECI apresentou os melhores desempenhos mecânicos em termos de fadiga cíclica e resistência à torção (32,95 ± 2,33 segundos e 0,76 ± 0,03 Ncm, respectivamente) e flexibilidade (48,4 ± 4,1 g), com diferenças estatisticamente significativas para todos os testes ( P <.05). As limas Reciproc apresentaram a pior flexibilidade e resistência à fadiga cíclica (157,2 ± 8,3 g e 9,27 ± 1,18 segundos, respectivamente), enquanto o EdgeOne Fire apresentou a menor resistência à torção (0,39 ± 0,12 Ncm), com diferenças estatisticamente significativas ( P < 0,05 ).
Conclusões.
Dentro das limitações deste estudo, a lima OneRECI recentemente introduzida apresentou o melhor desempenho mecânico em comparação aos instrumentos testados como a resistência a fadiga ciclíca, flexibilidade e resistência à torção, com composição equiatômica da liga de níquel-titânio e comportamento martensítico.
Opinião Endotoday.
Os ensaios em laboratórios demostram que temos uma lima de qualidade superior e mais segura mas vamos testar clinicamente e em breve vamos publicar aqui em nosso blog.
Quer conhecer mais sobre o sistema OneRACI Clique aqui
Comments