Ressonância Magnética para a confecção do EndoGlide.
- Endotoday
- 12 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Introdução
Este estudo de prova de princípio teve como objetivo demonstrar que a ressonância magnética (RM) é suficientemente precisa para a detecção de canais radiculares usando endodontia guiada.
Métodos
Cem dentes humanos extraídos (anteriores e pré-molares) foram montados em 5 modelos mandibulares e 5 maxilares, equipados com talas projetadas para acomodar uma fina camada de gel aquoso para imagens indiretas e digitalizados por ressonância magnética. Depois que a ressonância magnética e as varreduras intraorais foram alinhadas usando um software de planejamento, as cavidades de acesso foram planejadas virtualmente e os modelos foram fabricados com design / fabricação auxiliada por computador, as cavidades de acesso foram preparadas. A tomografia computadorizada de feixe cônico foi realizada e combinada com os dados de planejamento pré-operatório virtual para determinar a precisão do preparo da cavidade de acesso em termos de desvio entre as cavidades planejadas e preparadas nas dimensões e ângulo mesiodistal e vestíbulo-lingual.teste t .
Resultados
Noventa e um dos 100 canais radiculares foram examinados com sucesso após a preparação da cavidade de acesso guiada por ressonância magnética. O desvio médio do ângulo foi de 1,82 °. O desvio médio variou de 0,21–0,31 mm na base da broca e de 0,28–0,44 mm na ponta da broca. O preparo na dimensão vestíbulo-lingual foi significativamente mais preciso nos dentes mandibulares em comparação com os maxilares, e a precisão na dimensão mesiodistal foi mais precisa nos dentes anteriores em comparação com os pré-molares.
Conclusões
Este estudo in vitro demonstrou a adequação da ressonância magnética para o preparo cavitário de acesso endodôntico guiado.
Análise do Grupo Endotoday
A confecção do Endoglide por um equipamento de ressonância magnética traz muitos benefícios sendo que o mais notável é a não exposição do paciente aos Raios X de uma tomografia cone beam, tornando o tratamento mais seguro ao paciente mas o ponto contra é o tempo do exame e o custo operacional mais caro.
Commentaires