Pão de queijo do final do século XIX
- Endotoday
- 7 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Receita original na frente coloco as alternativas.
250 ml de banha de porco eu uso óleo de girassol como ele não tem sabor acaba acentuando o gosto do queijo
250 ml de água
250 ml de leite pode ser desnatado pois o óleo compensa.
1 colher de sopa de sal. Mas aqui vai uma dica prove o queijo antes se perceber o sal no queijo coloque a metade senão fica salgado
400g de queijo meia cura de preferência da serra da canastra senão achar um queijo de boa qualidade.
200g de parmesão ralado
6 ovos grandes ou 7 médio eu prefiro os médios pois acaba tendo mais gemas além de acentuar o sabor a cor fica lindo
1 kg de polvilho azedo
Modo de preparar
Pode ser manual ou em uma batedeira planetária eu uso a batedeira da kitchenaid mas pode ser manual mesmo mas seguindo os passos
Coloque em uma panela todos os líquidos e ponha para ferver assim que o leite passar por cima do leite está perfeito
Na batedeira coloque 1kg de polvilho azedo eu uso o Amafil premium e o sal despeje os líquidos fervidos e bata na batedeira até esfriar esse é o segredo mesmo se for manual misture com uma colher até esfriar.
Coloque os queijos na batedeira e em uma bacia quebre os ovos um a um para não ter a surpresa de ter algum estragado. Bata com um garfo até misturar e coloque tb na batedeira. Agora é só bater até a massa misturar bem ela não fica lisa por causa do queijo mas fica brilhante.
Transfira para pote e coloque óleo em cima para não ressecar é uma dica coloque em cima ainda um filme de pvc. Na geladeira dura 7 dias mas pode fazer as bolinhas e congelar.
Para assar pré aqueça o forno a 190 graus faça as bolinhas e deixe pelo menos 20 minutos fora para esquentar um pouco antes de colocar para assar se for congelada 40 minutos. Dourou está pronto.
Comentarios